Confira como foi a transmissão do Carnaval de Rua de Santa Maria

Confira como foi a transmissão do Carnaval de Rua de Santa Maria

A espera de 11 anos acabou. A Avenida Liberdade pulsou no ritmo do samba com a retomada histórica do Carnaval de Rua de Santa Maria. E para garantir que você não perca nenhum detalhe da festa, o Grupo Diário transmitiu ao vivo o desfile das sete escolas de samba diretamente da Avenida Liberdade.

+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp


Como assistir:


Ordem dos Desfiles

Blocos Carnavalescos 

  1. Bloco Bebedores da Baixada: Retorna à avenida celebrando a união de família e amigos, com fortes raízes na história do carnaval da cidade.
  2. Bloco das Poderosas: Reúne arte, inclusão e protagonismo LGBTQIA+, destacando a diversidade e a liberdade.
  3. Bloco dos Audaciosos: Tradicional e dono de diversos títulos, promete entregar muita animação e ousadia.
  4. Bloco Loucos do Sopé: Nascido da amizade, destaca-se pela forte conexão com a comunidade local.
  5. Bloco Tribo da Folia: Conhecido por seus abadás coloridos e homenagens criativas à cultura brasileira.


Escolas de Samba 

  1. Mocidade Independente das Dores: Fundada em 1987 a partir do bloco Futuristas da Vila Leste e do Clube Atlético Juventus. O pavilhão defende as cores branco, azul, verde e vermelho, tendo a águia como símbolo. O enredo para 2026 é "Hoje é minha águia quem anuncia: luzes, câmera, ação", em homenagem ao cineasta santa-mariense Sérgio Assis Brasil.
  2. Barão de Itararé: Criada em 1985 na região leste ferroviária. Com as cores verde, amarelo, azul e branco, a escola tem como símbolo o humorista Apparício Torelly. O enredo trará o tema "Cultura e resistência negra lá e aqui também têm: a Barão de Itararé canta e encanta a avenida reverenciando o Ilê Aiyê".
  3. Unidos de Camobi: A mais jovem das agremiações, fundada em 2005. Traz as cores verde, vermelho, amarelo, branco e preto, e o símbolo de um indígena. O desfile promete emocionar com o enredo "Resgatando a alegria do meu povo".
  4. Unidos do Itaimbé: Nascida em 1975, a escola verde, rosa e branca traz como símbolo dois cavalos brancos e um surdo de primeira. Para este ano, o enredo é "Do tambor e do lamento da mãe África. Do canto na Boca do Monte de Santa Maria. A história do samba e sua magia".
  5. Arco-Íris: Criada em 1999 como escola infantil e reativada para o formato adulto em 2014, mantendo seu caráter social. Tendo o tigre como símbolo e as sete cores do arco-íris em seu pavilhão, a escola desfilará o enredo "Uma história que vai da fundação até os dias atuais".
  6. Império da Zona Norte: Fundada em 2005 por moradores da região, a escola das cores branco, vermelho, azul e amarelo ouro carrega o símbolo de um leão com coroa. O tema para o desfile deste ano é "Um sonho de criança".
  7. Vila Brasil: A escola mais antiga, de 1959, trará o vermelho e o branco para a avenida com o símbolo do pavão. O enredo será "Saudades e recordações dos bares que marcaram corações", homenageando espaços que marcaram gerações na cidade.


Corte Oficial do Carnaval

  • Rei Momo: Renato Ferreira
  • Rainha: Jéssica Mayer (Vila Brasil)
  • 1ª Princesa: Tainara Machado (Unidos do Itaimbé)
  • 2ª Princesa: Maria Eduarda Paz Messias (Mocidade Independente das Dores)
  • Rainha Mirim: Sofia Polletti (Unidos do Itaimbé)
  • Rainha da Diversidade: Mauri de Abreu Severo (Vila Brasil)

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Grupo Diário transmite ao vivo a retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria neste sábado; saiba como acompanhar Anterior

Grupo Diário transmite ao vivo a retomada do Carnaval de Rua de Santa Maria neste sábado; saiba como acompanhar

UFSM receberá ato em memória de vítimas um ano após acidente em Imigrante Próximo

UFSM receberá ato em memória de vítimas um ano após acidente em Imigrante

Geral